Bem vindos!
Foi dado o pontapé inicial para o Blog Tributaneiro.
No link “Sobre”, acima, você poderá obter maiores esclarecimentos acerca do propósito de existência do blog, bem como sobre como participar da iniciativa.
Os temas aqui abordados tratarão, como o seu próprio nome já informa, de Direito Tributário e Direito Aduaneiro.
O Direito Aduaneiro, apesar de ainda não ser considerado um campo autônomo da Ciência do Direito, é por nós considerado como tal. Isso porque, desde os primórdios da humanidade que o homem se utiliza de meios para efetivação do comércio internacional. Desde os fenícios, egípcios, gregos, romanos, portugueses, holandeses, etc.
Ou seja, desde que o mundo é mundo que existe uma busca constante para a efetivação desse tipo de negociação. Hoje, acima de tudo, com o advento de novas tecnologias, tornou-se o negócio internações um dos principais meios de sustento de qualquer economia.
A brasileira em especial, haja vista os recentes litígios na Organização Mundial de Comércio-OMC, para derrubar privilégios de produtos de outros países, tudo em face de tornar o produto brasileiro capaz de competir com os demais em sede internacional.
É, ainda, o motriz de funcionamento da economia chinesa, que enxerga no comércio internacional a oportunidade de levar ao mundo tudo o que é produzido naquelas terras orientais.
De mais a mais, e, principalmente no Nordeste, onde os Portos vem crescendo como nunca, nos veio à mente a iniciativa de ampliar o contato com tal ramo do Direito. E, além disso, tornar alcançável aos interessados informações que, infelizmente, não são hoje facilmente encontradas na internet.
A união do Direito Aduaneiro com o Direito Tributário se dá de várias formas no dia-a-dia, sendo esse, portanto, o propósito de uní-los no mesmo blog. Isso porque, não excluindo os demais, podemos ver no Direito Anti-Dumping uma forma de união entre esses dois direitos, assim como nos impostos que incidem sobre as operações de comércio exterior.
Não existe, ainda, o intuito de esgotar o tema.
Estamos desejosos por aumentar o número de contatos, bem como por trocar experiências e informações, a fim de colocar todo o conteúdo à disposição dos interessados.
Sem mais, e já nos comprometendo a realizar, com afinco, a edição do presente blog, damos boas vindas aos leitores.
Atc.,
Corpo Editorial – Blog Tributaneiro
< voltar